#Saúde: Dicas com Marcelo Santana, o Personal das Celebridades

Marcelo Santana, o “personal das celebridades”, explica diferença entre volume e intensidade e afirma ser possível tornear a panturrilha com três exercícios. Nada é impossível quando o assunto é musculação, ainda mais se o educador físico e fisiculturista Marcelo Santana, conhecido como um dos principais personal trainers das celebridades, está no controle. Formado em Educação Física pela Universidade Paulista, Marcelo explica como conseguir panturrilhas torneadas com apenas três exercícios.

Marcelo Santana (Foto: Maurício Cintia / MF Press Global)

Sabemos que a panturrilha é um músculo capaz de se desenvolver só durante nossa rotina do dia a dia, pois a utilizamos o tempo todo através de pequenos e grandes estímulos. Por tratar-se de um músculo muito solicitado e conter fibras resistentes, muitos sentem dificuldades para um desenvolvimento expressivo na panturrilha, uma vez que exige técnica e qualidade no treino. Portanto, gosto de utilizar três variações; em pé na máquina; sentado na cadeira; e unilateral, tanto livre ou em aparelho. As variações de séries e repetições devem ser variadas de acordo com a periodização dos treinos e acompanhamento mais técnico de um profissional qualificado. Ou seja, não precisamos de grandes inovações, mas sim de consciência do que se trata o estímulo e o treino aplicado para um músculo que pode deixar suas pernas com uma estética mais agradável“, diz o educador.

Criador do projeto “Movimente-se 30 Minutos”, ou “M-30”, Marcelo Santana busca demonstrar na prática como as pessoas podem malhar e obter um resultado satisfatório com apenas meia hora de treino. Isso porque, de acordo com o fisiculturista, a intensidade dos exercícios ditará a desenvoltura do seu corpo e não o tanto de tempo que a pessoa malha.

Marcelo Santana (Foto: Maurício Cintia / MF Press Global)
“É fácil olhar para o lado em uma academia e ver pessoas há uma hora, uma hora e meia malhando sem ao menos ser um atleta que busca alto rendimento. A escolha dos exercícios para aqueles com a vida corrida e agitada é uma excelente ferramenta para tornar o treino com um volume menor e a intensidade maior pois exercícios multiarticulares como agachamento, levantamento terra, supino, entre outros, podem proporcionar um gasto expressivo de calorias durante o treino e torná-lo intenso em apenas 30 minutos. Na sua maioria, a quantidade de exercícios durante o treino não quer dizer intenso. Em muitos casos pode até prejudicar o rendimento da pessoa se a resposta do seu corpo não for o adequado. Resumindo, 30 minutos de treino diários, seja qual for a modalidade, sendo bem aplicado, pode tornar seu treino suficiente para grandes resultados”, detalha o “personal das celebridades“.
Por fim, ao ser perguntado sobre qual o seu objetivo nesse mundo da musculação, Marcelo Santana surpreende ao afirmar que sua prioridade não é mudar o corpo das pessoas, e sim a mente delas. “Tenho me dedicado muito na tarefa de mudar a mente das pessoas, principalmente sobre emagrecimento, as barreiras fitness, o poder que a mente possui, treinamento de força. É quebrar barreiras como ‘não posso, não dá, não consigo, não tenho tempo’. Quero ir além da estética e cada vez mas criar minha identidade como personal chatão ou malvado favorito, mas que faça as pessoas sentirem o prazer da atividade física para além da obrigação e, devagarinho, introduzindo nelas a musculação sem se tornar um peso em suas rotinas“.

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