#Exposição: Portinari Popular no MASP

Está em cartaz no MASP (Museu de Arte de São Paulo), a exposição “Portinari Popular”, que traz as principais obras de diversos momentos da carreira do pintor Candido Portinari. Algumas que são emprestadas de outras entidades e são proibidas de ser fotografada, como o quadro “Mestiço” de 1934, que faz parte do acervo da Pinacoteca.

Criança morta (1944) - Candido Portinari (Foto: Andy Santana)
Criança morta (1944) – Candido Portinari (Foto: Andy Santana)
Retirantes (1944) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)
Retirantes (1944) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)

Candido Portinari (1903-1962) é um dos mais importantes e polêmicos artistas brasileiros, e sua obra mantém uma longa relação com o MASP, que possui 18 trabalhos do pintor. Portinari popular é a 12ª exposição organizada pelo Museu desde 1948, e não pretende dar conta da totalidade da obra, mas faz um recorte específico. O título da mostra é indicativo e tem múltiplos significados: a popularidade de Portinari — sua tela Retirantes (1944) é a obra de nosso acervo mais postada nas mídias sociais — e a origem, temática, iconografia e dicção populares do artista nos interessam aqui.

Colheita de café (1960) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)
Colheita de café (1960) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)

O foco é nas pinturas com temas, narrativas e figuras populares — trabalhadores em suas diversas atividades (lavradores de café e de outras culturas, lavadeiras, músicos, garimpeiros), personagens e tipos populares (o cangaceiro, o retirante, a baiana, a índia Carajá) e não europeus (negros, mulatos, índios). Os personagens aparecem em diferentes contextos geográficos e sociais. A mostra é rica e contextualiza o visitante por blocos em que as obras são apresentadas (em sequência). Vale muito a visitação, pois além da exposição, está em cartaz outras exposições e o acervo permanente do museu.

Cabeça de mulato (1934) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)
Cabeça de mulato (1934) Candido Portinari (Foto: Andy Santana)

Serviço:
Portinari Popular
Período: 12/8 à 15/11/2016
Valor: De quarta à domingo: Inteira R$ 30,00 e meia entrada R$ 15,00
Terça-feira (Gratuito)
www.ingressorapido.com.br
www.masp.art.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *